Servidores municipais participam de curso sobre nova Lei de Licitações e Contratos
Autor: Prefeitura Municipal de Vale de São Domingos - Mt
Notícias Publicada, 02/02/2023 às 08:28. Visualizações 119
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Administração realizou recentemente a contração de empresa especializada para ministrar capacitação tendo como tema a nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14133/2021).
A qualificação, destinada a todos os servidores da administração direta e indireta que trabalham nos processos de licitação, compras e demais setores e servidores necessários para o bom funcionamento da máquina pública, a capacitação acontece no auditório da Câmara Municipal entre os dias 01/02 a 03/02 das 7h às 17h.
Sancionada em 1º de abril de 2021 e em vigor desde então, o novo marco legal apresenta modificações e avanços frente à legislação anterior, a partir de modernização administrativa e reiterada jurisprudência do Tribunal de Contas da União. As principais alterações estão relacionadas ao planejamento das contratações, fase interna com definição de objeto, prospecção de mercado, formação de preços e até a elaboração de termos de referência para maior segurança às contratações. Outro aspecto relevante são as inovações, como a gestão de risco das contratações, opção por contratações sustentáveis, valorização de fornecedores com programas de integridade e um maior rigor na fiscalização contratual.
A finalidade da nova lei é trazer ainda mais transparência e eficácia aos processos licitatórios, o objetivo primordial não é só mais a busca da proposta de menor preço, mas assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajosa
A Secretaria de Gestão do Ministério da Economia editou o Comunicado nº 10/2022 esclarecendo que a partir de 31 de março de 2023 o Sistema de Compras do Governo Federal estará configurado para recepcionar apenas licitações e contratações diretas de acordo com a Lei nº 14.133/2021, tendo então os órgãos públicos até o respectivo prazo para se adequar e regulamentar a nova lei.